quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A vida de um juiz é muito dura mesmo!

Ontem à noite assisti um documentário sobre o comportamento dos juízes de futebol durante a Euro 2008. O filme captou sons e imagens que a grande maioria dos espectadores jamais teve acesso, como a preparação nos vestiários dos juízes, as conversas entre o juiz e os jogadores antes, durante e depois da partida, conversas entre os próprios juízes através do rádio de comunicação. O filme conseguiu reproduzir conversas pós-jogo entre a comissão de arbitragem europeia e os juízes após um jogo importante do Campeonato!
Pra mim, foi uma aula de como não devo pegar tão pesado com os juízes, já que o filme conseguiu demonstrar como é difícil e dura a missão da equipe de arbitragem.
Uma imagem marcou muito. Num lance específico, um assistente deixou de marcar um impedimento, lance muito difícil por sinal, e acabou saindo um gol. Já no intervalo, os juízes queriam saber sobre a condição da jogada e o semblante do assistente era lastimável. Estava na cara dele que havia errado na decisão e qual seria o resultado final daquele seu erro, a volta pra casa com antecedência. A imagem foi tão marcante pra mim, que várias cenas depois era claro a decepção daquele assistente que, além de prejudicar o resultado do jogo, havia feito com que sua "equipe" (a qual ele fazia parte) tivesse que voltar para casa mais cedo.
Quero recomendar àqueles que gostam de analisar o futebol sobre diferente ângulo que assistam este documentário, chamado "Os árbitros".

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário